segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Zig-zag - Eva Furnari




ISBN: 8526010948
ISBN-13: 9788526010949
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2006
Número de páginas: 32

Leitor iniciante (a partir dos 6/7 anos)


Nesse livro, a autora brinca com substantivos e adjetivos, partindo de personagens conhecidos, por exemplo, para criar outros. Mistura o Patinho Feio com o Lobo Mau e inventa, nesta brincadeira, o Patinho Mau e o Lobo Feio. Faz associações inusitadas, misturando, em “zig-zag” (zigue-zague), ‘bolsa organizada’ com ‘planta carnívora’ e obtendo ‘bolsa carnívora’ e ‘planta organizada’.
Eva Furnari desconstrói imagens para reconstruí-las em seguida de maneira inesperada. Convida-nos a visitar o antigo e ver novas possibilidades, a “arregaçar as mangas” e sair pelo mundo jogando com as palavras, mudando, inventando…
Qual é a criança que não se diverte com o cruzamento de um “bule amassado” com um “reizinho mandão”, resultando num “reizinho amassado” e num “bule mandão”? O livro Zig-zag é um convite à imaginação infantil de inventar e reinventar o mundo. Pode ser uma excelente maneira de começar uma história feita todinha por você e seu filho: quem seria esse Bule mandão? Em quem ele mandaria, de que conflitos participaria, o que aconteceria no final da história? E o Rei amassado? Quem ou o que o amassou? Como isso aconteceu?
Você também pode brincar com seu filho de misturar personagens clássicos ou expressões cotidianas entre si. Por exemplo, misturar a Branca de Neve com o Gato de Botas, a Pequena Sereia com o Menino Maluquinho. Ou uma cadeira apertada com uma alegria desvairada.
As histórias de Eva Furnari, grande escritora e ilustradora de nossa literatura, são assim: divertidas, leves, com um jeito de pensar próprio das crianças, e profundas, verdadeiras.
 Este jogo de “zigue-zaguear” cria ‘binômios fantásticos’, associações inusitadas de palavras pertencentes a universos estranhos, de que fala o mestre da construção de narrativas Gianni Rodari em seu A Gramática da Fantasia.
Zig-zag convida você a viajar com seu filho pelo mundo das palavras, brincando de virá-las de pernas para o ar.


Camila Tardelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário